Endometrioma

É um cisto benigno de ovário, causado pela endometriose, que possui como principal característica a presença por um sangue escuro e tecido endometrial por dentro. É conhecido como “cisto de chocolate”.

O endometrioma ovariano, geralmente, vem acompanhado de outras lesões da endometriose profunda. Por isso, recomenda-se tratar todas as lesões se a cirurgia for necessária.

Endometriose Pélvica

É caracterizada pela presença do endométrio (que é a camada mais interna do útero) fora da cavidade do útero, ou seja, nos órgãos pélvicos, como trompas, ovários, intestino e bexiga.

Endometriose Extrapélvica

Nesses casos, os tecidos crescem em outros locais, como no diafragma, trato intestinal e bexiga.

A endometriose torácica é uma forma de endometriose extrapélvica encontrada em tecidos pulmonares ou na pleura, e se manifesta mais frequentemente quando há acúmulo recorrente de ar na cavidade torácica durante a menstruação.

Cisto de Ovário

É uma bolsa cheia de líquidos que se forma dentro ou ao redor do ovário, e que pode resultar em dor, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. O aparecimento não costuma provocar sintomas e não precisa de tratamento específico, geralmente eles desaparecem naturalmente.

Entretanto, quando o cisto cresce muito, se rompe ou quando ele fica torcido no ovário, podem surgir sintomas como dor no abdômen e menstruação irregular, que podem piorar durante a ovulação, contato íntimo ou devido aos movimentos intestinais.

Prolapso Uterino e Vaginal

Trata-se de uma doença benigna, que ocorre por uma fraqueza da estrutura dos músculos e ligamentos da pelve da mulher. Dentre as possíveis causas estão a gravidez, obesidade, tosse crônica, traumas no parto vaginal, entre outras. O prolapso genital causa impacto na vida sexual por incômodo tanto da paciente, quanto de seu parceiro.

Tudo isso pode repercutir na qualidade de vida, no impacto social e na autoestima, com a diminuição de interações sociais, constrangimento e isolamento. O prolapso de útero acontece quando o útero perde a suspensão e pode-se notar seu descenso pela vagina.

Incontinência Urinária aos Esforços

É a perda urinária durante esforços como nas atividades físicas ou mesmo em situações como rir, segurar peso, nos atos de tossir e espirrar.


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/endometriose/public_html/wp-includes/functions.php on line 5279