São várias as doenças que podem provocar este sintoma. Saiba em que momento buscar ajuda médica
Muitos são os males que podem provocar a dor pélvica crônica, que pode durar mais de seis meses e que acontece em uma a cada seis mulheres, comprometendo a saúde e a qualidade de vida. Como identificar o que causa a sua dor e quando procurar um especialista?
O ginecologista e obstetra, Dr. Marcos Tcherniakovsky, especialista em endometriose, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) orienta que a endometriose, por exemplo, pode ser uma das causas mais frequentes da dor pélvica. “Como é uma condição em que o tecido de revestimento interno do útero (endométrio) é encontrado fora do útero e geralmente se implanta na região pélvica podendo causar as cólicas menstruais fortes, dor na relação sexual, alterações intestinais e urinárias e a infertilidade em alguns casos”, diz o especialista.
Para diferenciar a endometriose de outras doenças que também causam essas dores, é preciso uma análise de um médico ginecologista, de preferência especialista em dor pélvica para o diagnóstico e tratamento adequados. Conheça os motivos de dor pélvica mais frequentes:
1) Endometriose;
2) Síndrome da bexiga dolorosa;
3) Síndrome do Intestino irritável;
4) Aderências (resultado de uma infecção prévia, endometriose ou cirurgia);
5) Dores musculoesqueléticas (podem gerar dor nas articulações e ossos da pelve);
6) Nervos presos ou danificados na área pélvica.
Alguns exames específicos de imagens podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico e para o tratamento. Dependendo do caso, é recomendado ainda a inclusão de outros profissionais no auxílio do tratamento, como a fisioterapeuta para trabalhar melhor a região pélvica e a nutricionista para devolver o bem-estar e qualidade ao paciente. Lembre-se de sempre buscar atendimento médico e de não se automedicar.
Dr. Marcos Tcherniakovsky é Ginecologista e obstetra – Especialista em Vídeo-Endoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia) e Endometriose. Atualmente é Médico Responsável pelo Setor de Vídeo-endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. É médico responsável na Clínica Ginelife.
Solicitações para a imprensa:
Medellín Comunicação
E-mail: imprensa@medellincomunicacao.com.br