Próximo ao dia das mães, ginecologista desmistifica essa questão
Muitas mulheres associam a endometriose com a infertilidade e surge uma preocupação para quem quer engravidar.
Apesar de 30% a 50% dos casos de endometriose terem algum tipo de associação com a infertilidade, é preciso esclarecer que a maioria das pacientes vão engravidar normalmente, inclusive com facilidade, ou seja, a doença não será um impeditivo para essa mulher vir a ser mãe.
Para os casos em que a gravidez não acontece, existem tratamentos clínicos e cirúrgicos para que a mulher consiga atingir esse objetivo. É o que explica o ginecologista e obstetra, Dr. Marcos Tcherniakovsky, especialista em endometriose e diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).
“Após 1 ano de tentativas a mulher deve investigar se a infertilidade está associada à doença e buscar os tratamentos para o seu caso. Mas, ter endometriose não significa que você não será mãe ou que é infértil, isso é mito, sou otimista quanto a essa questão”, frisa o médico.
Minha dica é que sempre procure relatar, conversar e entender sobre seu problema com seu médico, faça os exames periódicos e, caso seja constatado que a endometriose é o motivo de alguma alteração, escolha a melhor opção de tratamento de acordo com o proposto pelo especialista que te acompanha.
O importante é que com o avanço da Medicina e com as novas técnicas disponíveis, as chances de engravidar são altas. Para o casal que está buscando uma gestação, é importante seguir as orientações do médico para saber o período fértil da mulher, especialmente o dia que ocorre a ovulação, para que possam elevar as chances de fertilização do óvulo. E, claro, mantenham-se positivos! Quem sabe no próximo ano estarão com esse presente na barriga da mamãe.
Dr. Marcos Tcherniakovsky é Ginecologista e obstetra – Especialista em Vídeo-Endoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia) e Endometriose. Atualmente é Médico Responsável pelo Setor de Vídeo-endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. É médico responsável na Clínica Ginelife.
Solicitações para a imprensa:
Medellín Comunicação
E-mail: imprensa@medellincomunicacao.com.br